quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Artesanato em palha de tucumã é um dos atrativos da Feira da Cultura Popular e Festival Folclórico


Repórter: Gleice Lira
Fotos: Valdir Ribeiro

Postagem: Herberth Garcia
Os artesanatos feitos com trançados de palha de tucumã, planta nativa da região, estão sendo representados nos trabalhos dos moradores da comunidade de Coroca, localizada à margem do Rio Arapiuns. Nesta comunidade, as famílias sobrevivem da agricultura familiar, da pesca e principalmente do artesanato feito da palha do tucumã.
Os comunitários trouxeram, para expor e comercializar na feira, vários acessórios de decoração como bolsas, chapéus, cestos, balaios, cintos, entre outros artigos. Os preços dos produtos estão bem acessíveis ao bolso do consumidor, podendo variar entre R$ 4,00 a R$ 50,00.

Segundo o comunitário Antonio Jackson Guimarães Lopes, de 42 anos, o trançado de tucumã é uma das mais expressivas tradições artesanais.  O comunitário destacou a importância da exposição para os artesãos. “É um momento de mostrar nossos trabalhos, além de ser uma importante fonte de renda. Nossa expectativa é das melhores possíveis. Com certeza vamos ter um bom retorno durante esses dias de exposição”, disse.
A agricultora Margareth Sead, prestigiou a feira e avaliou o evento de forma positiva. “É muito bom termos em nossa região artesãos tão competentes. O trabalho deles é fantástico e isso é muito bom para o turismo e aquece a economia local, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento econômico de Santarém e região”, concluiu.
A feira da Cultura Popular e Festival Folclórico começou na noite de ontem (14), e segue até o próximo domingo (19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário